UFRN lança edital para submissão de projetos de Ações Integradas

24/09/2012

foto

Os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já podem submeter seus projetos ao edital das Ações Acadêmicas Integradas de Ensino Pesquisa e Extensão, uma iniciativa conjunta das Pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), Pesquisa (PROPESQ), Extensão (PROEX) e de Pós-Graduação (PPG). O edital prevê R$ 450 mil em recursos e até 300 bolsas de graduação.

O prazo de submissão das propostas segue até 19 de outubro e todas devem ser apresentadas através do formulário do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), disponível no endereço eletrônico www.sigaa.ufrn.br, na aba de “Ações Integradas”, sub-aba “Submeter Proposta”.

Cada projeto terá de prever a integração das três dimensões acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e poderá concorrer ao financiamento máximo de R$ 15 mil, podendo ser contemplado com até oito bolsas, observando o limite de duas bolsas por orientador.

As propostas podem ser submetidas por docentes da UFRN que não tenham pendências em relação a relatórios, finais ou parciais, junto à PROGRAD, PROPESQ, PROEX ou PPG. A execução terá de ser coordenada exclusivamente por docentes do quadro efetivo da universidade, no exercício regular das funções, enquanto somente alunos matriculados em cursos de graduação da UFRN poderão ser bolsistas.

Os projetos propostos devem estar inseridos em uma das cinco áreas temáticas: Diagnóstico e Conscientização Ambiental no Âmbito da UFRN; Elaboração de Metodologias de Ensino e Instrumentos de Avaliação para a Educação Básica e Graduação de Cursos da UFRN; Inovação, Empreendedorismo e Extensão Tecnológica; Prevenção ao Uso Indevido de Drogas; ou Desenvolvimento Regional, Interação com Sociedade e Governos e Inclusão Social.

Cada proponente poderá apresentar somente uma proposta na condição de coordenador, podendo participar no máximo de mais uma, na condição de membro de equipe.

Entre os objetivos do edital, está a fomentação do desenvolvimento de projetos que integrem ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação; estimular práticas interdisciplinares e multiprofissionais; ampliar os patamares da qualidade das ações acadêmicas; contribuir com a formação profissional dos alunos; e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes.

O critério de pontuação reúne dez quesitos, relacionados à Política de Formação, Impacto Social, Política Institucional, Viabilidade do Projeto e Inovação.

Confira abaixo o cronograma completo do edital:

Período de Submissão das propostas - 20/09/2012 a 19/10/2012

Análise das propostas pelo CIEPE - 23/10/2012 a 23/11/2012