PROJETO DE FORMAÇÃO DE DUCADORES/MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

21/09/2012

foto

O Projeto de Extensão Formação de Educadores/Multiplicadores em Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Fundamental II e Médio está sendo desenvolvido durante o período de maio a dezembro de 2012, no bairro de Cidade Nova – Natal/RN, em parceria com o Projeto de Educação e Saúde Ambiental – PESA, nas Escolas Municipais Zeneide Igino de Moura e Luis Maranhão junto aos alunos de faixa etária entre 8 a 16 anos. Conta com 1 professora coordenadora, 5 alunos bolsistas e 25 alunos voluntários da disciplina Saúde e Cidadania e 2 técnicos externos.

Este projeto tem como objetivo a implementação de ação socioeducativa integrada aos trabalhos realizados pelo PESA desenvolvido pelo PSF de Cidade Nova, possibilitando a formação de multiplicadores, estimulando o desenvolvimento de trabalhos relacionados aos princípios da educação ambiental e viabilizando a discussão crítica da realidade vivenciada pela comunidade escolar e as atividades desenvolvidas no bairro.

As questões como lixo e reciclagem servem para discussões e implantação de uma política ambiental sustentável nas escolas e na comunidade. A ação em foco é desenvolvida pelo Departamento de Saúde coletiva (DSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Os alunos que participam do projeto são beneficiados pela oportunidade de vivenciarem uma experiência propícia à reflexão sobre os problemas de saúde da população e as ações de atenção à saúde na comunidade, pelo estabelecimento da relação entre educação, saúde e cidadania. Tudo isso, proporcionado pelo trabalho multiprofissional e interdisciplinar das disciplinas denominadas de Saúde e Cidadania - SACI e Atividade Integrativa e Interdisciplinar em Saúde e Cidadania – SACI II/POTI, que buscam a integração do ensino a partir da maior articulação entre básico/profissionalizante, teoria/prática, disciplinas e cursos com os serviços de saúde e a comunidade.

Os aspectos relevantes para a formação acadêmica estão relacionados a aproximação dos alunos da realidade social, possibilitando que eles consigam perceber as inter-relações entre os seres humanos e seu meio biofísico e cultural, seus problemas, particularidades e vivências, bem como suas potencialidades.