Alexander Hülshoff realiza recital e dá aula para jovens carentes em ONG

28/08/2014

Confira detalhes do evento que ocorre neste sábado (30)

A Escola de Música da UFRN promove neste sábado (30) recital de violoncelo com renomado violoncelista alemão Alexander Hülshoff. O artista realiza recital acompanhado do pianista Durval Cesetti às 18 horas no auditório Onofre Lopes. No repertório obras de Schumann, Bach e Gaspar Cassado. A entrada é gratuita com distribuição de senhas no local a partir das 17h.  Antes do recital, na quarta e quinta-feira, respectivamente às 18h e 15h,  Alexander ministra ainda masterclass gratuito de violoncelo na Escola de Música.

Além da assistência aos alunos de violoncelo da UFRN, Alexander Hülshoff vai dar aula nosábado às  10 da manhã aos alunos da ONG Atitude Cooperação. A turma de alunos da instituição já foi coordenada pelo maestro Oswaldo D’amore. Com o seu falecimento, o então aluno de mestrado em violoncelo da UFRN Cristian Brandão assumiu a turma. Cristian, no entanto, assumiu cargo de professor universitário efetivo em outro estado e há dois meses o grupo UFRN Cellos, coordenado pelo professor Fábio Presgrave, vem ajudando a manter as atividades na turma de aspirantes a violoncelista. A ONG Atitude Cooperação é mantida pela UNIMED e além de receber neste sábado o professor alemão para aula, promove ainda mutirão de saúde para seus alunos e comunidade a partir das 08 da manhã. A ONG Atitude Cooperação fica na Avenida Capitão Mor Gouveia, n°436, no bairro Bom Pastor (em frente à empresa de ônibus Guanabara).

Alexander Hülshoff

É um dos violoncelistas mais conhecidos do mundo. Suas interpretações se distinguem pela expressividade, o que o torna apreciado por público e meio musical. Foi solista convidado em várias orquestras internacionais como a German Radio Philharmonic, German State Philharmonic, a Filarmônica Checa de Brno, a Nova Filarmônica da Westphalia, a Orquestra Sinfônica de Córdoba, a Orquestra Sinfônica de Salta, a Tel Aviv Soloist Ensemble e a Limburg Symphony Orchestra of Maastricht.

A música de câmara também tem um papel significativo na obra de Alexander Hülshoff. Suas performances no violoncelo incluem apresentações com o Trio Bamberg e músicos como Friedemann Eichhorn, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Fine Arts Quartett, Gil Sharon, Rainer Honeck, Boris Garlitsky, Andreas Frölich, Patricia Pagny e Roland Krüger, em salas de concerto de renome, como a Berliner Philharmonic, o Concertgebouw de Amsterdam, "de Doelen" de Rotterdam e o Wigmore Hall em Londres.

Hülshoff tem sido convidado de importantes festivais, entre eles o Schleswig Holstein Festival,  Festival Enescu, Kfar Blum em Israel e no Festival de Amadeo. É diretor artístico do Festival de Música de Câmara Kamp Kloster (Alemanha). Lançou diversos CDs e já tocou em países de quase todos os continentes.

Dulval Cesetti

É descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal). Durval completou o seu doutorado na McGill University, instituição na qual também realizou o seu mestrado e bacharelado com nomes representativos do piano erudito; Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier e Eugene Plawutsky. Seus concertos recentes incluem apresentações na China, recital com obras de Chopin e Szymanowski patrocinado pela Embaixada da República da Polônia no Brasil, recital na University of Limerick (Irlanda), entre outros.  Seus artigos foram publicados pelo periódico britânico The Musical Times e pelo Latin American Music Review. Antes de iniciar sua posição atual na Escola de Música da UFRN, Durval Cesetti ensinou piano na McGill University e na University of Windsor, além de tertrabalhado como pianista colaborador na University of Western Ontario.

Serviço:

Recital de violoncelo e piano com Alexander Hülshoff (Alemanha) e Durval Cesetti

Sábado, 30 de agosto, 18h

Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN