Agência Fotec

24/05/2011

Trilhas Potiguares - 1996 - Jô Carvalho (Acari) O Projeto Agência Fotec - (Foto)Jornalismo Experimental - foi criado durante a XII Cientec - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizada de 3 a 6 de outubro de 2006, com o nome FOTEC: Fotografia Experimental em Comunicação. Nesse contexto, o projeto surgiu com caráter eventual, visando realizar a cobertura fotográfica daquele o evento. Contudo, as atividades do grupo em diversos eventos seguintes nos fizeram crer na possibilidade de ampliação da proposta.

A Agência Fotec tem como objetivos: propiciar aos alunos do curso de Comunicação Social a experimentação da produção jornalística e da fotografia de imprensa em uma mesma pauta; estimular a formação de um profissional habilitado para assumir múltiplas funções; estimular o trabalho em equipe; desenvolver nos participantes a responsabilidade produtiva; estimular, nos monitores, a capacidade de liderança e de gestão de grupos em formação profissional.

No projeto atual, a aprtir do semestre letivo 2010.1, estamos nos propondo a realizar a Agência Fotec em três dimensões: como projeto de extensão vinculado ao Programa de Melhoria de Qualidade de Ensino na Graduação, como suporte midiático para os alunos das Componentes Curriculares Introdução ao Jornalismo; Fotojornalismo; Linguagem jornalística e Redação, Pesquisa e Entrevista exercitarem a prática jornalística e fotojornalística, estudadas na sala de aula; em caráter contínuo-fixo, semestralmente, inserindo alunos avulsos das habilitações Jornalismo, Radialismo e de Publicidade e Propaganda, de qualquer período; e, em caráter eventual, nos diversos eventos ocorrentes durante o ano, em especial a CIENTEC e o Programa Trilhas Potiguares.

Na Proposta de Melhoria de Qualidade de Ensino na Graduação, os alunos das disciplinas citadas, todas vinculadas ao Departamento de Comunicação Social da UFRN, regularmente oferecidas a cada semestre letivo, produzirão seus trabalhos de forma orientada, através do FotojoRN – Ateliê Curricular de Fotojornalismo da UFRN, sob a orientação do prof. Dr. Itamar de Morais Nobre; e do LabjoRN - Laboratório de Jornalismo da UFRN, sob a orientação da profa. Dra Maria do Socorro Furtado Veloso. Semestralmente as disciplinas registram um número entre 45 e 50 de alunos matriculados.

De um modo geral, o projeto propõe uma inovação na Comunicação Social da UFRN ao articular o ensino, a pesquisa e a extensão, envolvendo os monitores da disciplina no exercício da iniciação à docência, da subcoordenação do projeto, desenvolvendo suas aptidões administrativas e de liderança; assim como, articulando o conhecimento teórico com o prático, refletindo cientificamente sobre as dinâmicas comunicacionais, e servindo à Pró-Reitoria de Extensão, à Universidade e à sociedade civil, como suporte para divulgação de informações Institucionais, sociais, culturais e científicas.

Nessa perspectiva, propõe-se também a desenvolver uma intervenção pedagógica, estimulando a produção fotojornalística e a divulgação de notícias referentes ao cotidiano social, na perspectiva de se formar um profissional mais completo, habilitado para escrever notícias textuais e fotográficas. É nesse campo que cada aluno assume o desafio de experimentar em uma mesma pauta as funções de pauteiro, chefe de reportagem, repórter e editor de texto, repórter fotográfico e editor de fotografia. É importante deixar claro que a intenção é formar um profissional habilitado para as múltiplas funções sem, contudo, defender essa prática simultânea como efetiva e permanente. Pensamos que ao experimentarmos pedagogicamente tal formação o aluno possa estar pronto para explorá-la eventualmente, quando for solicitado no mercado de trabalho. Pensamos em uma formação que acompanhe as mudanças mercadológicas provocadas pelas novas tecnologias e a multidisciplinaridade.

Prof. Dr. Itamar de Morais Nobre

Idealizador, Coordenador e Orientador do projeto