Apresentação da PROEX

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFRN de acordo com a Política de Extensão contida no PDI 2010 - 2019, que define a Extensão Universitária  como uma atividade orientada para promover a interação transformadora entre a instituição universitária e as demais instituições e movimentos sociais, mediada por processos científicos, culturais, educativos e artísticos. Com base nesse pressuposto, ela deve se pautar na articulação intrainstitucional com os processos de ensino e pesquisa, bem como nortear-se pelo intercâmbio com o conjunto complexo de saberes e práticas produzidas em outros universos sociais (PDI 2010 – 2019, pág. 60).

Considerando, também, a Resolução 053/2008-CONSEPE/UFRN que define a Extensão Universitária como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar relações transformadoras entre a universidade e a sociedade, a partir de um diálogo que envolva os diferentes saberes (das ciências, das tecnologias, das artes, das humanidades e da tradição), permitindo novas criações, socializações e mudanças recíprocas, com o envolvimento e inserção de alunos, professores e técnicos em experiências reais junto a diferentes grupos e populações que com elas interagem.

E ainda, observando, o conceito da Extensão Universitária estabelecido nos XXVII e XXVIII Encontros Nacionais de Extensão Universitária, realizados em 2009 e 2010, foi apresentado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX) às universidades públicas e à sociedade o seguinte conceito: A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

A PROEX/UFRN realiza suas ações no intuito de viabilizar as transformações sociais numa relação dialógica com os diversos saberes, promovendo a inserção e o envolvimento de professores, estudantes e técnicos com experiências junto às comunidades norteriograndenses.

A institucionalização da Extensão, com a aprovação do PDI e da Política de Extensão Universitária em 2010, desencadeou medidas importantes para a inserção de estudantes e professores como sujeitos de um novo fazer acadêmico que intensificam o diálogo e o intercâmbio de saberes na perspectiva de proporcionar um processo de formação profissional cidadã, como fator intrínseco aos projetos pedagógicos dos cursos, com o envolvimento e a problematização da realidade social das comunidades envolvidas.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a Extensão é essencial para a construção e transferência do conhecimento produzido nas universidades, além de propiciar avaliações dos impactos das atividades científicas, técnicas e culturais para o desenvolvimento local, regional e nacional.


 

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