Notícia


Projeto Aldo Parisot lança segundo polo na cidade de Currais Novos

26/01/2024

Aldo Simões Parisot, nasceu em Natal, e posteriormente, naturalizou-se estadudinense.

Texto: Kamila Azevedo - CCMM/Proex
Fotos: Cedidas
Composição Digital: Rogério Melo - Asstec/Proex 


 


 


Após dois anos de atuação na cidade de Caicó, localidade onde promoveu a formação da primeira orquestra de cordas da história do Seridó, o projeto de extensão Aldo Parisot realiza o lançamento, em 2024, de seu segundo polo de atividade na cidade de Currais Novos. 

O projeto é voltado para crianças e adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre 10 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, promovendo o ensino de violoncelo, violino e viola a estas meninas, ao mesmo tempo em que transforma o aspecto e a realidade social das participantes, possibilitando a elas o acesso à cultura. 

Coordenado pelo Prof. Fabio Soren Presgrave, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), o projeto é inspirado pelo violoncelista potiguar Aldo Parisot (1918-2018), que atuou como solista de diversas Orquestras, como as de Berlim, Viena e Nova Iorque. 

Os violinos a serem utilizados no polo Currais Novos foram adquiridos com o apoio do Programa Caravana Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex). 

O projeto Aldo Parisot é uma ação conjunta da EMUFRN; do Programa Sinos (FUNARTE/UFRJ); da Prefeitura de Caicó por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE); do Escritório de Advocacia BTW Madruga (Brasília-DF) e do IFRN Jucurutu.



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI