PRIMAVERA DOS MUSEUS DISCUTE PRÁTICAS DE ATIVIDADES VIRTUAIS

22/09/2020

Em sua 14ª edição, a PRIMAVERA DOS MUSEUS, traz o tema “Mundo digital: museus em transformação”

Em sua 14ª edição, a PRIMAVERA DOS MUSEUS, grande evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e realizado por instituições de todo o país, traz o tema “Mundo digital: museus em transformação”. O objetivo, evidentemente, é estimular a discussão e a prática de atividades virtuais, acessíveis pela Internet, enquanto a maioria dos museus continua de portas fechadas.

Abraçando a proposta e aderindo a um movimento que é mundial, o Museu Câmara Cascudo e o Museu do Seridó, unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se juntaram para realizar uma só programação, completamente remota. São exposições, palestra, cursos e bate-papos transmitidos pelos canais virtuais dos dois museus ou realizados em uma plataforma de videoconferência.

A transformação atual dos museus da UFRN vai, no entanto, bem além da adoção do formato digital.

Desde a década passada, o Museu Câmara Cascudo vem reformando suas instalações, atualizando sua infraestrutura, recebendo novos profissionais, criando novos instrumentos de gestão e atualizando sua programação, de maneira a confirmar sua vocação como importante espaço de ensino e pesquisa, mas também para afirmar-se, cada vez mais, como um espaço aberto à sociedade, onde diferentes públicos têm acesso a ciência, cultura e arte. Assim, no momento em que completa 60 anos, o MCC se impõe como o museu de referência no RN.

O Museu do Seridó, por sua vez, após um longo período de inatividade, começou a se reestruturar internamente e a realizar diferentes atividades abertas ao público, animando novamente o belo casarão em que está instalado, construído no século XIX para sediar o Antigo Senado da Câmara e a Cadeia Pública da Vila do Príncipe, hoje Caicó. Com um precioso acervo e diversos projetos em andamento, o MDS assume novamente seu papel como importante centro de preservação, estudo e divulgação da cultura seridoense.

São esses dois museus da UFRN, em transformação, que se juntam hoje para celebrar a primavera e reforçar a mensagem de renovação instríseca a esta estação e tão necessária nos tempos em que vivemos. Boa Primavera dos Museus para todos nós!

Everardo Ramos

Diretor do Museu Câmara Cascudo da UFRN

Vanessa Spinosa

Diretora do Museu do Seridó da UFRN