Notícia


UFRN é eleita uma das universidades mais empreendedoras do país e a maior da região NE

29/10/2019

Aldo Aloísio, Edvaldo e Kleber Cavalcante

Texto: Rogério Melo 


Foto: Carol Lopes 


No último dia 22, deste mês, foi realizado na Câmara do Deputados, em Brasília, um evento realizado pela Confederação das Empresas Juniores Brasileiras (Brasil Júnior), que apresentou o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019, onde a UFRN se destacou nacionalmente na décima primeira colocação, e conquistou o título de universidade mais empreendedora da Região Nordeste. Em sua terceira edição, o Ranking de Universidades Empreendedoras visa transformar as universidades brasileiras por meio de novos estímulos para a educação superior, cujo objetivo é torná-las universidades mais empreendedoras. 


O pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Edvaldo Vasconcelos, representou o reitor José Daniel Diniz Melo, na premiação. Ele destaca que a conquista traduz o esforço e se configura como um reconhecimento ao trabalho feito pela nossa Universidade. Segundo ele, “a UFRN forma para o mercado, produz de forma competente novos empresários e movimenta a economia do estado, pois essas empresas juniores prestam serviço para pessoas físicas e jurídicas.” 


São seis as dimensões que compõem a estrutura básica do ranking: as dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão tendem a medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma universidade. Além disso, o conceito desses três eixos são análogos ao tripé educacional do ensino, pesquisa e extensão (artigo 207 da CF/88) que nos traz a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, respectivamente. Já as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro são aqueles que medem os meios, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico. 


O professor Edvaldo Vasconcelos acrescenta que a UFRN possui 30 empresas juniores credenciadas e duas iniciativas em processo de credenciamento, contemplando aproximadamente 700 alunos e 40 docentes envolvidos com o Movimento Empresa Júnior. O papel desta Pró-Reitoria, portanto, é acompanhar esse trabalho, desde o credenciamento das empresas. Em julho deste ano, a Proex incorporou ao seu organograma a Central de Empresas Juniores, criada em 2008 com o objetivo de apoiar e coordenar as ações do Movimento Empresas Júnior da UFRN, sob a coordenação de Kleber Cavalcante de Souza. No Rio Grande do Norte, esse movimento teve início em 1991, com a fundação da ADM Consult, empresa júnior de Administração na UFRN. Desde então, a Universidade tem consolidado ações e investimentos no apoio à iniciativas empreendedoras, consideradas importante estratégia para contribuir na formação profissional dos seus discentes. 



Anexo: banner

PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI