PROEX realiza “Uma Viagem Inesquecível” pelos rumos da Extensão Universitária

09/04/2018

Uma Viagem Inesquecível

Uma viagem inesquecível... O termo não se refere somente ao documentário que está sendo produzido pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a jornalista Bernadete Lago, e que percorre os caminhos da extensão universitária até os dias atuais. A expressão também diz respeito ao que aconteceu no dia 03 de abril, quando o Vice-Reitor da UFRN, Prof. José Daniel Diniz Melo, e a Pró-Reitora de Extensão, Profª Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, participaram do evento “Extensão da Memória: Rastros e Lugares”, que foi marcado por uma visita até a cidade de Santa Cruz, a qual contou com a participação de pessoas que fizeram parte de capítulos importantes da história da extensão na UFRN, como ex-Pró-Reitores, ex-alunos, professores, servidores técnico-administrativos, dentre outros.

A viagem teve início na Escola de Música da UFRN (EMUFRN), quando aconteceu uma apresentação de crianças integrantes de um dos projetos da instituição, que entoaram a música “Heal the World”, que ficou famosa na voz de Michael Jackson. Em seguida, os convidados partiram para Santa Cruz, onde visitaram o Hospital Universitário Ana Bezerra, que foi o berço da criação de um dos programas mais importantes da história da extensão na UFRN, o CRUTAC – Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Universitária.

O ponto alto da viagem, além da gravação dos depoimentos para o documentário, foi a passagem dos convidados pelo auditório da FACISA – Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Lá, além de os convidados terem assistido a uma apresentação do Sexteto Potiguar, da EMUFRN; e de terem sido exibidos o depoimento do Dr. Onofre Lopes, que foi o primeiro Reitor da UFRN e idealizador do CRUTAC, e do Prof. Daladier Pessoa Cunha Lima, que participou dos primeiros anos do programa na cidade de Santa Cruz; foi realizada uma mesa-redonda, mediada pelo Prof. Tarcísio Gurgel, em que foram discutidas a importância da extensão, não só para o desenvolvimento da cidade de Santa Cruz, como também para o Estado do Rio Grande do Norte.

Durante a mesa-redonda, foram destacados o papel do CRUTAC para a cidade de Santa Cruz, bem como para a evolução do Hospital Universitário Ana Bezerra, que tem um diferencial atual no cuidado e na humanização da assistência. “Eu acredito, cada vez mais, que a extensão faz pulsar a universidade e faz a diferença no papel do técnico, do docente, dos alunos e da comunidade. Certamente, isso se deu a partir da semente que foi plantada em 1966”, destacou a Profª Fátima Ximenes.

Já o Vice-Reitor da UFRN falou sobre as comemorações dos 60 anos da UFRN e citou a necessidade de que “precisamos olhar para o passado, para a história, para podermos pensar no futuro”. E foi justamente isso que ocorreu no dia 03 de abril: o olhar para um momento inspirador do passado, que proporcionou um grande aprendizado a todos os estudantes e servidores envolvidos e que é uma prova viva da extensão como um lugar para a inovação de fato.

Confira alguns dos registros clicando aqui.