DIVULGAÇÃO | 1° Encontro de Extensão da Ufersa discute o papel social e a curricularização da extensão

17/10/2017

Hoje, se iniciou o 1. Encontro de Extensão da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) que busca discutir com professores, técnicos-administrativos e estudantes o papel social da extensão universitária enquanto elo com a sociedade; a troca de experiências sobre a curricularização da extensão com professores de universidades estaduais e federais; a socialização com a comunidade acadêmica e suas experiências com as ações de extensão em andamento e seus resultados; a qualificação dos professores e técnicos-administrativos da Ufersa para elaboração de programas e projetos de extensão universitária e a qualificação dos professores e técnicos-administrativos da Ufersa para o labor técnico e tecnológico na plataforma de extensão do SIGAA.

Na abertura do evento, Rodrigo Sérgio moura, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, parabenizou a equipe da PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura) pela realização do encontro e afirmou que nenhuma ação de extensão deixou de ser realizada na Universidade. E acrescentou a importância do mesmo para refletir sobre o que é e como fazer extensão, e também para discutir a curricularização da extensão, já que a Ufersa está iniciando o debate da sua política institucional de extensão.

Amanhã a programação vai continuar com os debates e pela manhã terá início com o seminário da professora Dra. Dalva Maria de O. Silva, da Universidade Federal de Uberlândia, que abordou a temática “O que é extensão, porque fazer? Onde fazer? Como fazer extensão? ”. Pela tarde, ocorrerá o painel temático “Curricularização da extensão em foco”, composto pela Profa. Dra. Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a Pró-Reitora de Extensão da UFRN e pela Profa. Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro (UERN) e Profa. Ms. Nadege da Silva Dantas (UFCG), sob a coordenação do Professor Sueldes de Araújo (Ufersa).

Em seguida, com um total de 97 trabalhos selecionados dentre as 135 submissões da comunidade acadêmica, terão as apresentação de trabalhos na modalidade pôster, pelos discentes. A programação conta também com a realização dos Minicursos “Como elaborar programas e projetos de extensão universitária”, que será ministrado pela Profa. Ms. Nadege da Silva Dantas (UFCG), e “Como cadastrar programas, projetos, eventos e cursos de extensão no SIGAA”, ministrado pelo Ms. Igor Fernando C. Fernandes (PROEC – Ufersa) e pelo Dr. Giorgio Mendes Ribeiro (PROEC – Ufersa). Toda a programação acontece no Auditório da PROEC, localizado no lado leste do Campus Central da Ufersa.

Fonte: Assecom. Ufersa.