Notícia


AÇÃO DE EXTENSÃO | Primeira etapa do projeto de extensão "Nutrir: a horta no campus como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis"

01/09/2017

"Nutrir: a horta no campus como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis"

Na tarde desta quinta-feira (31) o Departamento de Nutrição da UFRN recebeu o I Coletivo Nutrir – horta comunitária e plantas alimentícias não convencionais (PANC). O evento, que faz parte da primeira etapa do Projeto de Extensão “Nutrir: a horta no campus como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis”, é desenvolvido pela Profa. Michelle Jacob e busca, numa abordagem transdisciplinar, agregar ações acadêmicas à prática social. O encontro reuniu alunos e professores para aprofundamento no tema e apresentação geral do projeto. Os  interessados puderam preencher uma ficha de inscrição para participação das próximas atividades referentes à construção da horta.


O Projeto tem a colaboração dos departamentos de botânica e biologia, além de representantes da Escola Agrícola de Jundiaí e do Mandala – Laboratório de Permacultura. Pensado a partir da colaboração de diversas áreas e considerando o contexto comunitário e social, a ideia é  integrar  a botânica, a nutrição, a educação, e agregar conhecimento para construção do espaço.


“Aproveitando o ensejo do dia do nutricionista, decidimos fazer a primeira assembleia coletiva da horta. De modo geral, podemos enumerar quatro pontos centrais de envolvem o projeto: os conceitos de horta comunitária e de horta urbana, os fins educativos e as PANC [...] Na verdade, tudo está articulado, a gente separa apenas para estudar. A horta pode nos trazer a possibilidade de pensar de outra maneira.”, afirma Michelle.


O objetivo é redescobrir, expandir o conhecimento, valorizar a diversidade cultural e biológica e disseminar as aprendizagens para outras áreas. O Projeto não finda na elaboração da horta, de acordo com a coordenadora, a ideia é trazer nutricionistas atuantes em outros setores da sociedade civil – escolas, unidades de saúde – para que possam aprender e replicar os conhecimentos nos locais em que atuam.


Um série de mutirões realizados e a previsão é que até novembro a horta esteja pronta. Mais informações sobre como participar e sobre os próximos encontros podem ser consultadas na página Horta Nutrir.


 


Clique aqui para ver o álbum de fotos 



PROEX © Copyright 2015 / 2017
Todos os direitos reservados
E-mail: asstecproex@reitoria.ufrn.br | Telefone: (84) 3342-2272
Desenvolvido pela