Seminário Educação em Direitos Humanos debate planos para cumprimento do Pacto Universitário

25/04/2017

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveu ontem, dia 24, o Seminário Educação em Direitos Humanos: Compromisso e Desafio das Universidades. O evento, que ocorreu no auditório da Reitoria, foi organizado pelo Comitê UFRN com Diversidade em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo do Seminário foi discutir planos de trabalho das instituições envolvidas com vistas à promoção da igualdade, diversidade e respeito aos direitos humanos.

Representantes de três Instituições de Ensino Superior (IES) – UFRN, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – apresentaram seus planos para cumprimento do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, iniciativa do MEC e do Ministério da Justiça e Cidadania. O objetivo do Pacto é fomentar ações de superação à violência, ao preconceito e à discriminação e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES.

A UFRN foi uma das primeiras instituições a ser signatária do Pacto. Após a adesão, o Comitê UFRN com Diversidade ficou responsável pela elaboração do plano de trabalho e seu devido cadastramento no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC). A organização do Seminário em questão foi solicitada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI).

Para compor a mesa da sessão de abertura, estiveram presentes: a Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, a Pró-Reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a Vice Reitora da UFPB, Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, o Reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, a Secretária de Educação de Natal, Justina Iva de Araújo Silva, o Reitor do Centro Universitário FACEX (Unifacex), Prof. Raymundo Gomes Vieira e o Prof. Daniel Aquino Ximenes, Diretor da SECADI.

Após a apresentação dos planos de trabalho, o Diretor da SECADI falou sobre o pacto na promoção da educação em direitos humanos no ensino superior e, em seguida, foi aberto o debate com público. Professores, autoridades, estudiosos da temática de Direitos Humanos e representantes de conselhos estaduais também estiveram presentes.

“Foi um momento importante. As instituições participantes deram um passo nesse trabalho que é complexo, mas que é essencial no momento que a gente está vivendo no país e no nosso estado em relação às diferentes formas de violação dos direitos humanos. Para nós, acho que cabe a tarefa de inclusão dessas temáticas nos projetos pedagógico dos cursos”, avalia a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima.

Ela explica que o plano proposto pela UFRN tem cinco eixos: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência universitária e comunitária. E que, a partir desses cinco eixos, serão traçadas novas linhas de atuação.

Além das discussões propostas, a programação do seminário ainda contou com apresentações culturais – da dupla José Paulo e Fernando Ferreira e do Grupo Esperança Viva, ambos da Escola de Música da UFRN (EMUFRN).

Clique aqui para ver o álbum de fotos.