Municípios assinam convênio do Trilhas Potiguares

03/04/2017

Municípios assinam convênio do Trilhas Potiguares

“Esse é o espaço para que a gente possa contribuir, dialogar e dar retorno à sociedade da nossa finalidade máxima que é construir o conhecimento gerando cidadania.”

Foi assim que a Reitora Ângela Maria Paiva Cruz encerrou sua fala na primeira parte da cerimônia de assinatura do convênio entre os municípios e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – referente à participação no Programa Trilhas Potiguares. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 31, na sala dos colegiados, que fica no prédio da reitoria. Na Edição deste ano, 26 cidades receberão as equipes de coordenadores e alunos, o maior número de municípios envolvidos desde a criação do Programa.

Além dos prefeitos e representantes das localidades, estiveram presentes a Pró-Reitora de Extensão, a professora Maria de Fátima Ximenes e o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, e também coordenador do programa, professor Breno Cabral. Durante o encontro, foi ressaltada a necessidade de exposição das demandas de cada município para que as ações do Programa sejam cuidadosamente planejadas e que para haja efetiva contribuição das equipes nas cidades. O foco principal do Trilhas Potiguares é levar projetos educativos para o desenvolvimento social e regional dos municípios envolvidos e, dessa forma, contribuir com o crescimento sustentável dessas localidades.

Após a fala dos Pró-Reitores, foi passado um documentário ilustrando a atuação da UFRN junto aos 10 municípios que participaram em 2016. Além de falar da importância do Programa para a universidade, o documentário expôs o testemunho de pessoas beneficiadas pelas ações no último ano. A reunião foi encerrada com a assinatura dos convênios e a falas de expectativa para as próximas etapas do cronograma do Trilhas 2017.

Por Mariana Coutinho