PROEX na mídia | Grupo de extensão alia música, irreverência e bom humor em festival internacional

21/12/2016

PROEX na mídia

Em meio à formalidade de coros tradicionais, um grupo com gingado, descontração, senso crítico e qualidade musical chamou atenção no I International FestiCoral Praia, realizado no início de dezembro em Cabo Verde, no continente africano. A brasilidade do projeto de extensão Grupo Vocal Acorde, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), conquistou o público por onde passou em sua primeira turnê internacional, que percorreu a Ilha de Santiago, principal do país.

Em sete dias de viagem foram realizadas nove apresentações nas cidades de São Domingos, Calheta, Tarrafal, Cidade Velha e Assomada, além da capital, Praia, onde teve início o evento que contou com a presença do presidente do país africano, Jorge Carlos Fonseca, e do ministro da Cultura, Abraão Vicente. Já no primeiro dia, a interpretação musical e cênica dos potiguares surpreendeu o público pela originalidade das atuações mescladas às canções.

Essa é uma das principais características do Grupo Vocal Acorde, que, com apoio operacional do Núcleo Pegadas, levou para Cabo Verde o samba, o funk, o xote e o repaginado brega de Carlos Alexandre, cantor do Rio Grande do Norte famoso entre as décadas de 1970 e 1980. Escolhemos músicas que representassem o nosso estado e o Brasil, por isso não tínhamos certeza de como seria a receptividade. Para nossa surpresa, o público adorou e inclusive nos pediu para repetir as preferidas, lembra o diretor musical e preparador vocal, regente Gilmar Bedaque de Paula Júnior.

A encenação das músicas Vá pra a Cadeia e Senhor Delegado, de Carlos Alexandre, arrancou muitas gargalhadas e pedidos de bis. Nem mesmo o presidente Jorge Carlos Fonseca escondeu a empolgação ao se divertir e aplaudir de pé a apresentação papa-jerimum. Das mãos dele, os integrantes receberam o troféu de participação no festival que proporcionou a primeira vivência internacional do grupo e um rico intercâmbio cultural em cada lugar visitado, além da interação com as comunidades da região.

Leia mais clicando aqui