CIENTEC 2016

08/09/2016

CIENTEC

Qual a responsabilidade de cada um sobre as condições de vida digna no planeta e a necessidade de salvaguardar estas condições para gerações futuras? A temática da XXII edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será o lema “Nós no Planeta” e trará à superfície do debate a reflexão sobre a realidade do planeta hoje e no futuro; em uma ponderação poética, os “nós, nós e os outros, cada um de nós, e como lidar com os nós que atam e desatam as várias dimensões deste universo: a humanidade, a natureza, a cultura, a sociedade, a subjetividade e a coletividade”.

Em três dias, de 19 a 21 de outubro, cerca de 60 mil pessoas são esperadas na Praça Cívica do Campus Central para prestigiar mais de 2000 atividades gratuitas, dentre palestras, oficinas, minicursos, estandes, pôsteres e as atividades culturais da Cientec, neste que é considerado o maior e mais importante evento de divulgação científica do Rio Grande do Norte. A interação das ações é justamente um dos aspectos que a pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, ressalta para a organização do evento.

“Este panorama resulta da atividade de pesquisa e de extensão de estudantes e professores que atuam nas oito áreas temáticas da extensão, em um espaço para mostra e diálogo de ações articuladas com o ensino e a pesquisa desenvolvidos na universidade. Temos durante a Cientec uma importante mostra do que a Universidade faz para a sociedade, em todas as áreas”, salientou.

A Feira abriga exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos centros acadêmicos e dos órgãos especializados e suplementares, como também estabelece interface e interação com a sociedade. Exemplo disto é a ação Ciranda Cultural, que será desenvolvida pela Editora Universitária e que tem como objetivo a troca de livros usados por publicações do catálogo da própria editora, e cujo resultado será revertido para bibliotecas públicas do interior do estado através do Programa Trilhas Potiguares.

Para o estudante Renato Xavier da Silva, do curso de Ciências Biológicas e monitor desde 2014 do projeto Parque das Ciências, a Semana é sempre um novo desafio. “Nas duas ultimas edições participei da Cientec, o que identifico que contribuiu de forma significativa para a minha formação docente, através da interação com os mais diversificados grupos de visitantes, além de ser uma grande experiência conseguirmos a divulgação dos trabalhos realizados durante todo o ano”, colocou. O Parque das Ciências é baseado em um trabalho interdisciplinar, com a interação de estudantes da biologia, física e química, que procura sensibilizar, através de exposições interativas, os expectadores a respeito da consciência ambiental. Em 2016, estará presente no evento com o tema Sustentabilidade Ambiental.

Com um grupo de 60 estudantes de Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda, a Agência Fotec de Comunicação Experimental Multimídia fará a cobertura jornalística da Cientec, o que permitirá aos participantes a prática da produção de notícias em jornalismo online, telejornalismo, assessoria de imprensa, fotografia de imprensa, fotodocumentarismo e cinedocumentarismo. Para o coordenador geral da Fotec, Itamar de Morais Nobre, a possibilidade de reverter tal experiência em produção científica para a participação em congressos é um dos aspectos que se salientam na participação de projetos na Cientec.

“Os alunos e alunas participam antecipadamente de oficinas e palestras destinados a uma capacitação prévia nas diversas áreas a que se propõe o projeto, o que propicia que o conhecimento chegue ao aluno, independente do período letivo em que esteja na Universidade. Com a estrutura que a Pro-Reitoria de Extensão disponibiliza, a montagem, no nosso caso, de um laboratório experimental de comunicação, é facilitada, o que propicia ao projeto ser uma vitrine através da qual os alunos tem obtido acesso ao mercado de trabalho, porque forma um profissional multimídia”, afirmou Itamar Nobre.

Com a perspectiva de contar com a apresentação de um número superior a uma centena de trabalhos acadêmicos nos estandes, além da exposição de mil pôsteres, a professora Fátima Ximenes espera trazer para a 22º edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN a reflexão a respeito do papel de cada um no planeta e de como contribuir para um mundo melhor, mais justo e sustentável.

“Vivemos um momento em que urge pensarmos as questões globais que afetam o planeta, e de modo especial nosso país, nossa região, pensarmos alternativas para relações mais harmônicas, precisamos influenciar mais para uma cultura de paz, para o respeito às diversidades e superação das desigualdades sociais, eliminação do preconceito de todas as formas, da violência com as mulheres, pessoas do segmento LGBTT e negros”, salientou a pró-reitora.

Cientec

Ininterruptamente, desde 1995, a Cientec é responsável por apresentar, in loco, a produção de ciência, tecnologia e cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte à sociedade. Como uma de suas características intrínsecas, está a multidimensionalidade, integrada por três grandes dimensões: a Mostra da Cientec, local que envolve também empreendedores locais e pesquisadores de outras instituições públicas e privadas; a Reunião Acadêmico-Científica, onde são realizados os eventos acadêmicos, Congressos, Seminários, Oficinas, Cursos e exposição de Pôsteres; e a Cientec Cultural, local de integração acadêmico-cultural, abarcando eventos artísticos, como apresentações e exposições, e suas discussões pedagógico-culturais vinculadas. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do site www.cientec.ufrn.br.

Por Wilson Galvão