PROEX na mídia | Professora da UFRN lança livro sobre projeto Trilhas Potiguares

22/04/2016

Professora da UFRN lança livro sobre projeto Trilhas Potiguares

A escritora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Tereza Barreto de Oliveira, realiza uma sessão de autógrafos do seu livro Dom Quixote da Taboa. O evento acontece no dia 23 de abril, às 20h, no Ateliê Flávio Freitas.

O livro é um ensaio sobre as experiências da autora no Projeto Trilhas Potiguares, da Pró-reitoria de Extensão da UFRN (PROEX), e busca criar uma relação entre o projeto e a literatura por meio da apresentação de um cordel clássico, que finaliza a obra. A relação de Maria Tereza Barreto com o projeto nasceu em 2005 e durou até 2008, quando teve que se afastar por motivos de saúde. Nesses três anos de participação, foi coordenadora de grupos em Bodó, Baía Formosa e, por último, em São Miguel do Gostoso.

Foi este último que despertou a ideia do livro. Sete anos depois de coordenar o Trilhas Potiguares em São Miguel do Gostoso, a autora voltou ao município durante as férias de fim de ano de 2015 e se deparou com mudanças paisagísticas ocorridas ali devido as instalações de torres eólicas. Neste encontro, onde o passado era a natureza e agora o presente estava pontilhado por rosas dos ventos, em prol de uma energia limpa, comecei a questionar a consciência da juventude local e invoquei Dom Quixote para me auxiliar na conclusão das minhas ideias, conta Maria Tereza.

A analogia entre as torres eólicas do município e os moinhos de ventos de Cervantes foi utilizada como pano de fundo no cordel criado pela professora como meio educacional para a juventude daquele local ter visões críticas sobre os impactos e funções das bases tecnológicas instaladas ali. Segundo Maria Tereza, outro ponto positivo desta relação com Dom Quixote é estimular a busca pela literatura de Miguel de Cervantes, um clássico mundial.

Além da sessão de autógrafos, o evento conta com a apresentação de poemas do artista potiguar Rodrigo Bico e do som da rabeca de Fabrício Cardoso.

Projeto Trilhas Potiguares

O Projeto Trilhas Potiguares busca a efetiva interação da UFRN com a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com a missão de propor novas formas de aplicação do conhecimento universitário e realizar ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população potiguar. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

Fonte: Portal da UFRN.