Ação de Extensão: Arte Contemporânea e Cultura Investigativa

18/06/2013

Equipe Cruor Arte Contemporânea (Arte Contemporânea e Cultura Investigativa)

Coordenada pela professora Nara Salles - em parceria com Mauricio Mota (mestrando) e Sandro Sousa e Silva (mestre) - a ação consiste em um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão, que é vinculada à UFRN e financiada pela Proext durante o ano integral de 2013. O projeto objetiva incentivar a cultura e a arte contemporânea, disseminando peças de teatros, exibições e análises de filmes.

A equipe é formada por trinta (30) discentes da universidade. Entre eles, alunos de cursos como: dança; teatro; medicina; engenharia e mestrandos em artes cênicas. Desses, vinte (20) são bolsistas, incluindo os estagiários.

Com encontros diários, esse grupo realiza pesquisas de novas metodologias de encenação, novas formas de linguagens e instaurações técnicas inovadoras para a aplicação de diferentes formas de teatro e dança.

A coligação de teatro intitulada de Cruor Arte Contemporânea - que é uma das ramificações do projeto - realiza peças tendo como fundamentação de inspiração os filmes de Pedro Almodóvar e a obra de Frida Khalo.

Além disso, a equipe faz conferências para conceituar a Arte Contemporânea exibindo filmes em sessões abertas ao público semanalmente, viajam para cidades do interior onde realizam minirresidências para estimular o interesse da população sobre esse viés da arte moderna. Além disso, promovem encontros com professores da rede pública sobre a arte, trabalham com eles através de diálogos e apresentação de vídeos para obter uma melhor explanação da temática. O programa também abrange a área de produção científica. Todos esses processos têm o objetivo de difundir a arte contemporânea na sociedade.

No que se refere à peça teatral - na qual os estudos e análises da arte contemporânea são colocados em prática  - há a atuação de quinze (15) artistas de cursos variados e do público externo à universidade. Ao fim de cada apresentação, é realizado um processo colaborativo, que consiste em chamar público que assistiu à peça pra falar sobre o que sentiram, opinar sobre como mexer mais com as pessoas e dialogar com a equipe sobre o decorrer do espetáculo.

Acesse o site do Cruor para acompanhar as programações dos eventos e conhecer o as obras do projeto: http://www.artecruor.com/.