Notícia


15 de julho - Dia do Homem

15/07/2022

Feliz Dia do Homem para todos os homens que fazem a UFRN

Texto: Rogério Melo - ASSTEC/PROEX
Arte: Bianca Beatriz - Bolsista CCMM/PROEX


Essa data é celebrada anualmente no Brasil, desde 1992, e foi criada por iniciativa da Ordem Nacional de Escritores com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de gênero masculino. Mas, afinal, o que é ser “homem”? Essa é uma questão importante, uma vez que o imaginário popular é povoado por predicativos que relacionam o indivíduo do sexo masculino a valores afirmativos e positivos como qualidades inatas aos homens, em detrimento das mulheres.


Para o senso comum, o rótulo que nos é atribuído conforme a genitália com que nascemos (sexo biológico ou designado) deve sempre convergir com a maneira idealizada como a sociedade espera que homens e mulheres se comportem (identidade de gênero), originando expressões tão populares do tipo “garotos não choram”. Uma expressão que, inclusive, veio a se tornar tema de uma canção de grande sucesso nos anos 1980, composta pela banda de Rock Gótico, The Cure, intitulada “Boys Don’t Cry”.


Atualmente, intensos debates entre diferentes movimentos sociais questionam a validade dos termos sexo (natureza) e gênero (cultura), bem como seus efeitos jurídicos e políticos sobre os indivíduos, no mundo inteiro. O ideário sexista que nos impõe uma visão antagonista da relação entre ambos os sexos e gêneros, mostra-se incapaz de dar conta da complexidade da realidade, quando confrontado com os fatos. É fato que existam pessoas cujos sexos atribuídos e identidades de gênero estejam plenamente alinhados, e essas são conhecidas como pessoas cisgênero. Entretanto, é igualmente fato a existência de pessoas, cujas atribuições sexuais são divergentes de suas identidades de gênero, e são designadas como “transexuais” ou “transgêneros”. E, ainda, existem aquelas que não se identificam com uma coisa nem outra, mais conhecidas como “não-binárias” ou de “gênero fluido”.


Concluindo, o que mais desejamos é que esse dia seja um dia de reflexão, que vise a superação de qualquer forma de discriminação motivada por sexo, raça, cor, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas, a fim de que desmontemos as estruturas que sustentam as desigualdades entre os sexos.


Feliz Dia do Homem!


 


 


 


 


 


 


 



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI