Trilhas Potiguares realiza Seminário de Integração com equipes

13/07/2022

O Trilhas ocorrerá no período entre 31 de julho e 07 de agosto

Hellen Almeida de Agecom/UFRN

O Programa Trilhas Potiguares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, vai iniciar a Ação Coletiva dos Projetos nos Municípios, no período entre 31 de julho a 7 de agosto. Para reforçar as orientações do Programa, a coordenação geral vai promover o Seminário de Integração do Programa Trilhas Potiguares 2022, voltado para coordenadores e alunos que irão visitar os 10 municípios selecionados para edição deste ano. O evento acontece na sexta-feira, 22, às 14h, no Auditório Otto de Brito Guerra, que fica localizado na Reitoria da UFRN.

No Seminário, será apresentado o manual do coordenador e do trilheiro para as equipes. Segundo o coordenador do Trilhas, Ricardo Fonseca, a proposta é revisar as regras de conduta, horário e local de saída das equipes, regras para o alojamento, comportamento e conduta respeitosa com os moradores das cidades visitadas, além do cumprimento de horários e outras diretrizes gerais do Programa, a fim de garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.

“No encontro, faremos a entrega dos materiais, como álcool, máscaras, luvas e camisetas, para as equipes”, explica. O evento tem presença obrigatória para os coordenadores e para os alunos que integrarão os grupos que irão desenvolver as atividades nos dez municípios selecionados.

Fazem parte do Trilhas Potiguares 2022 as cidades de Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa d’Anta, Passagem, Serra Negra do Norte, Campo Grande, Lagoa Salgada, Tibau do Sul, Patu, Umarizal e Campo Grande. A temática do programa deste ano é Trilhas Potiguares: Retornando com saúde, esperança e a cidadania. Após dois anos com atividades suspensas devido à pandemia, o programa retoma agora em 2022 suas ações, com a participação de municípios potiguares com até 15 mil habitantes.

O Programa Trilhas Potiguares, idealizado em 1995 e que teve sua primeira edição em 1996, vem realizando um papel de importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, passando por diferentes formatações de modo a permitir o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos alunos e suas experiências com a Extensão Universitária na UFRN. A ação contribui também para a melhoria da qualidade de vida dos moradores nos municípios participantes.