Notícia


Departamento de História da UFRN promove conferência sobre o bicentenário da Independência do Brasil

29/06/2022

Na oportunidade, o prof. João Paulo Pimenta realizará o lançamento do seu livro sobre o tema

No ano de 2022, o Brasil celebra o 200º Aniversário da sua Independência. Como parte do ciclo de conferências comemorativas a esta data, o Departamento de História da UFRN promove a conferência “A Independência do Brasil”, que será proferida pelo Prof. Dr. João Paulo Pimenta (USP), no dia 29 de junho, às 19h, no Auditório da Reitoria.

Na ocasião, o Prof. João Paulo Pimenta fará o lançamento do livro “Independência do Brasil”, de sua autoria e publicado pela Editora Contexto, que oferece uma versão atualizada sobre a Independência e, ao mesmo tempo, geral e aprofundada.

A conferência, por sua vez, tem como objetivo discutir o processo de independência do Brasil por meio de apontamentos acerca de sua história, historiografia e memória, destacando suas dimensões de continuidade e ruptura, seus resultados de curto e longo prazo, e suas apropriações políticas que, duzentos anos depois, o tornam um tema de grande atualidade no Brasil.

Os interessados em participar da conferência podem se inscrever no evento no link que está na bio do perfil do Instagram @bicentenarionorn.



PROEX © Copyright 2015 / 2022
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI