CEJr renova credenciamento de empresas juniores da UFRN

06/06/2022

O credenciamento tem por finalidade contribuir para possam atuar na legalidade

Marcos Pinto de Agecom/UFRN

A Central de Empresas Juniores (CEJr) da UFRN, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou o credenciamento das empresas juniores da instituição. A ação, feita todos os anos pela CEJr, tem como objetivo acompanhar as atividades desenvolvidas pelas empresas e contribuir para que elas possam continuar a atuar de forma legal.

Para serem credenciadas, as empresas juniores precisam atender uma série de requisitos: ter um plano de atividades anual aprovado pelo colegiado do curso e departamento do qual fazem parte; apresentar um relatório das atividades que foram realizadas no ano anterior; atualizar os dados da nova diretoria e do professor tutor.

De acordo com Kleber Cavalcante de Sousa, coordenador da CEJr, a Central realiza um conjunto de ações voltadas para as novas gestões das empresas juniores durante todo o ano, como capacitações e reuniões. “Nesse sentido, todos os anos realizamos a reunião de revalidação do credenciamento, para checar se tudo está funcionando como deveria. Esse modelo de gestão foi implementado na nova administração da Central, quando passou a fazer parte da Proex”, explica.

Um programa de extensão permanente de ações também foi criado, envolvendo uma série de ações como: reuniões periódicas com os professores tutores e estudantes que fazem parte da empresa júnior; capacitações presenciais e online; seminários para novos gestores e para desenvolvimento da liderança. Kleber ainda destaca que as empresas proporcionam experiências complementares na formação estudantil, de modo a desenvolver competências empreendedoras que podem refletir no futuro profissional do aluno.

As empresas juniores instaladas na universidade contam com o apoio da CEJr, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que foi criada em 2008 por meio da Resolução Nº 161/2008, com o objetivo de apoiar e coordenar as ações do Movimento Empresas Júnior (MEJ) da UFRN. Atualmente, a UFRN conta com 37 empresas juniores, onde 30 já finalizaram o processo, quatro estão aguardando a finalização do credenciamento e três estão inativas.