Ação

08/12/2021

A UFRN foi a melhor universidade avaliada no NE

Texto: Kamila Azevedo | CCMM/PROEX

Em Sessão Solene realizada na manhã de hoje (dia 08 de dezembro), na Câmara dos Deputados, o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Prof. José Daniel Diniz Melo, participou do lançamento do Ranking de Universidades Empreendedoras. A UFRN conquistou o sexto lugar da lista, sendo a universidade do Nordeste melhor classificada.

A Sessão Solene foi presidida pelo Deputado Federal Felipe Rigoni (PSB-ES) e contou também com a presença da Presidente Executiva da Brasil Júnior, Fernanda Amorim.

O Ranking de Universidades Empreendedoras é organizado desde 2016 e, neste ano, contou com a colaboração de 126 universidades e mais de 24 mil alunos consultados, conseguindo diagnosticar o cenário das universidades brasileiras durante o ano pandêmico de 2020.

A avaliação foi feita tendo como base seis dimensões e indicadores: Cultura Empreendedora, Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro. A UFRN foi a universidade do Nordeste melhor classificada em dois destes indicadores: Extensão e Infraestrutura.

A conquista do sexto lugar nacional no ranking é um tributo ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Central de Empresas Juniores da UFRN (CEMJ), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), bem como pelas 35 empresas juniores da UFRN e aproximadamente 40 professores tutores envolvidos.