PROEX realiza mesa-redonda para discutir a Inserção Curricular da Extensão

15/10/2021

As inscrições podem ser realizadas pelo Sigaa

Texto: Rogério Melo (CAEd/Proex)

Em mais uma atividade alusiva às comemorações do cinquentenário da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Proex/UFRN), a Proex realizará dia 20 de outubro, a partir das 9h, a mesa-redonda "Curricularização da Extensão: importância e desafios". O evento, que será virtual e transmido pelo Google Meet, traz como tema a inserção de atividades extensionistas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES).

A mesa-redonda contará com as participações do prof. Dr. Luiz Alberto Rodrigues (Universidade de Pernambuco - UPE), da profa. Dra. Alessandra Mello Simões Paiva (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB) e do prof. MSc. Fabrício Medeiros Alho (Instituto Federal do Pará - IFPA). A mediação será realizada pelo pró-reitor adjunto de Extensão (Proex/UFRN), Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, e pela coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAEd/Proex/UFRN), Nereida Soares Martins.

Na oportunidade, os conferencistas discutirão a importância e os desafios da curricularização da Extensão na atualidade, compartilhando as experiências e vivências do cotidiano das Universidades e Institutos Federais, relativos ao seu processo de implantação nos projetos pedagógicos dos cursos, bem como às respectivas mudanças de paradigmas no processo de ensino/aprendizagem, construído em um ambiente dialógico com a comunidade. A Inserção Curricular da Extensão é uma estratégia prevista na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que refere ao Plano Nacional de Educação (PNE) e foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. O prazo máximo para implantação das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira vence em 29/12/2022, conforme o Parecer CNE/CES no. 498/2020, homologado em 6 de agosto de 2020.

Convidamos toda a comunidade acadêmica e a sociedade para participar dessa discussão. Para ter acesso à atividade, basta acessar os seguintes links:

Mesa Redonda - Curricularização da Extensão: importância e desafios

Quarta-feira, 20 de outubro, das 09h às 12h.

Inscrições: Mesa-redonda curricularização da Extensão

Google Meet: meet.google.com/awp-gbkq-xyr