PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO DA UFRN MINISTRA AULA INAUGURAL PARA OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RN

08/10/2021

A iniciativa tem por finalidade oferecer uma capacitação em gestão executiva inovadora

Texto: Rogério Melo (Caed/Proex)

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN) e a coordenação do curso de Extensão Empreendedorismo e Inovação na Gestão Pública – 2021 da Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Proex/UFRN) realizaram, na manhã de hoje, uma aula inaugural para celebrar a abertura da sua segunda edição do curso, com o tema “A importância da inovação no desenvolvimento das organizações públicas”, ministrada pelo prof. Dr. Graco Aurélio Câmara de Melo Viana, pró-reitor de Extensão da UFRN e avaliador do ENAP. O evento contou com a presença de representantes do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP/RN), Polícias Civil e Militar, e do próprio Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RN), na figura do sub-comandante Geral, o coronel Josenildo Acioli Bento.

Coordenado pelo prof. MSc. Kleber Cavalcante de Souza (CDE/Proex/UFRN), a iniciativa tem por finalidade oferecer uma capacitação em gestão executiva inovadora aos oficiais do Corpo de Bombeiros e organizações de Segurança Pública do RN, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados, por meio do aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas e Projetos. O curso propõe como metodologia, aulas expositivas e dialogadas, discussão de estudos de casos, realização de atividades em grupo e atividades que possibilitem a resolução de problemas práticos do cotidiano (problem based learning).

O curso de Extensão Empreendedorismo e Inovação na Gestão Pública – 2021 é dividido em 04 (quatro) módulos: Gestão Inovadora de Pessoas, Administração Estratégica, Administração de Projetos e Processos e Projeto de Intervenção Administrativa. O conteúdo pretende proporcionar uma capacitação gerencial voltada para resultados, com o uso da inovação; e, contribuir para estabelecimento de uma cultura voltada para a Gestão Estratégica e Gestão de Inovação nas organizações públicas. O curso, que teve início na tarde de hoje, se estenderá até o dia 22 de dezembro de 2021, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 14 às 17:30h.