Ação

PROEX LANÇA SELO COMEMORATIVO DOS SEUS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO

18/06/2021

O selo busca simbolizar, por meio dos seus grafismos, o conceito de Extensão Universitária

Texto: Caed/Proex

Foto: Alberth Klinsmann

O selo comemorativo em alusão aos 50 anos de fundação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi aprovado nesta última quinta-feira, 17, pelo Conselho de Administração (Consad).  A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Proex/UFRN) foi criada, em 02 de junho de 1971, pela Resolução Nº 021/1971 do Conselho Universitário (Consuni), com o objetivo de desenvolver ações que estabelecessem relações entre a Universidade e a Sociedade.

Quem assina a criação é o programador visual, Rogério Melo, lotado na própria Pró-Reitoria de Extensão, que a justifica a partir do briefing demandado pela Comissão de Planejamento e Organização em Homenagem aos 50 Anos da PROEX, da qual é membro, como “uma representação gráfica que fosse capaz de sintetizar sua maior missão, que é a de promover atividades acadêmicas de extensão universitária como parte integrante da formação acadêmica dos estudantes de graduação, numa perspectiva interdisciplinar, multidisciplinar e interinstitucional, sintonizada com as atividades de ensino e pesquisa”. O artista acrescenta que “o selo foi construído sobre uma malha isométrica de perspectiva, e busca simbolizar por meio dos seus grafismos o conceito de Extensão Universitária expresso na Resolução 077/2017-CONSEPE/ UFRN, como o processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, a fim de viabilizar relações transformadoras entre a universidade e a sociedade”.

A Extensão Universitária se sustenta sobre o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade – simbolizados neste selo comemorativo pelo lápis (ensino), pelo átomo (pesquisa) e pelo globo terrestre (sociedade). O globo apresenta o mapa mundi, onde nele é marcada a localização do estado do RN, sede da nossa Instituição de Ensino Superior (IES).

A aplicação do selo em peças de divulgação deve seguir todas as recomendações expressas no seu Guia de Uso, igualmente aprovado pelo Consad. Ele se encontra disponível para download, neste link.