Notícia


Curso de Audiodescrição na UFRN

06/12/2011

Descrição da foto Curso de Audiodescrição na UFRN

No período de 22 a 25 de novembro ocorreu o curso de audiodescrição para professores, promovido pela CAENE, realizado no Núcleo de Educação Infantil - NEI no campus central da UFRN.

Ministrado pela professora Lívia Maria Villela de Mello Motta, pesquisadora e especialista em Audiodescrição, teve carga horária de 40h e sua meta foi qualificar professores, servidores e discentes acerca do uso da audiodescrição. Segundo a Profa. Lívia Motta (www.vercompalavras.com.br), “a audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de tv, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras feiras e outros, por meio da informação sonora”.

O curso contou com a presença de trinta e cinco participantes, contemplando alunos, servidores e professores da UFRN, bem como, professores convidados do sistema público de ensino que atuam diretamente com alunos com deficiência visual.
Por intermédio de uma abordagem teórico-prática, os participantes vivenciaram, durante os quatro módulos do curso, o conceito da audiodescrição, seus benefícios,a aplicabilidade da audiodescrição, as dificuldades enfrentadas pelos alunos com
deficiência visual no contexto escolar e a audiodescrição como ferramenta pedagógica.

A proposta da oficina foi qualificar representantes da comunidade universitária para a utilização da audiodescrição como forma de assegurar ambientes de ensino-aprendizagem acessíveis que propiciem a equiparação de oportunidades cognitivas e culturais na universidade.

PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI