Programa Escambo de Saberes

30/05/2011

Descrição da foto Programa Escambo de Saberes: Estágio e Formação Docente em Artes

O Programa Escambo de Saberes, proposto pelas Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação da UFRN, tem como objetivo desenvolver uma proposta de ação interinstitucional, tomando como referência o estágio supervisionado de formação de professores nas áreas de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais da UFRN, como desencadeador de um processo mútuo de formação, contemplando os licenciandos nessas áreas e os professores de Artes da rede pública de ensino. Vislumbra-se, como perspectiva, que essa ação interinstituiconal no campo da formação docente contribuirá para a inserção curricular das ações extensionistas no campo do estágio supervisionado, na proporção em que as experiências dialógicas construídas suscitem a reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação envolvidos.
O referido programa tem como co-proponentes as coordenações dos cursos de Licenciatura das Artes, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) e o Projeto Arte na Escola. Além disso, foram estabelecidas parcerias interinstitucionais com a Secretaria de Educação do RN/1ª DIRED e a Secretaria de Educação do Município do Natal/RN (SME).
Para a definição e deliberação das diretrizes e ações foi constituída uma comissão gestora com a participação de representantes da PROEX, PROGRAD, NAC, Arte na Escola, Coordenadores dos cursos de Arte/UFRN e representações da 1ª DIRED E SME, incorporando, posteriormente, representantes dos professores de artes, da direção e da coordenação pedagógica das escolas envolvidas.
As primeiras reuniões ocorreram ainda em 2010 para discussões preliminares em torno dos objetivos, aspectos metodológicos, linhas de ação. Em 2011, as reuniões se intensificaram a partir de fevereiro, envolvendo diretamente os professores, diretores e coordenadores das escolas. Tais reuniões permitiram a configuração de três eixos de intervenção formativa:
a) Um circuito de formação de professores, centrando-se, em 2011, em atividades (seminários e mesas redondas) reflexivas e problematizadoras da realidade docente em artes nas escolas públicas;
b) Dois cursos de formação continuada direcionados, inicialmente, para a gestão escolar (diretores e coordenadores pedagógicos): “O Ensino de Arte e a Gestão Escolar” e “A Violência na Escola”, ambos com 40 horas (2º semestre)
c) Um circuito cultural, designado Zé Correia, em homenagem ao Mestre do Congo de Calçolas de Ponta Negra, que, sob a coordenação do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, permitiria a circulação da produção artístico-cultural da escola, do bairro e da UFRN, tendo como objetivo a troca de experiências em torno dos objetivos estéticos e artísticos, a constituição de público e a organização de espaços espetaculares de caráter educativo que possibilitem o desencadeamento de novas referências culturais para os estudantes da escola pública e para os licenciandos. (2º semestre)

No dia 05 de maio/2011 houve a primeira atividade, dentro do Circuito de Formação de Professores, que foi a realização da mesa redonda – A Produção Cultural e Artística na Atuação do Professor de Arte, dentro do 1º Seminário de Arte e Cultura da UFRN. Participaram desta mesa redonda: estagiários, professores, coordenadores e diretores de escolas públicas do estado e do município, na qual foi debatida a relação entre as ações artístico-culturais da cidade e do bairro que circunda a escola e sua relação com a prática educativa escolar.