O MUSEU DO SERIDÓ ESTÁ NA 19ª SEMANA DE MUSEUS

10/05/2021

O evento contará com oficinas e mesas redondas

A 19ª Semana Nacional de Museus, é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Na edição deste ano, o Museu do Seridó preparou uma programação que tem como objetivo convidar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema “o futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. As atividades ocorrerão entre os dias 17 e 23 de maio, e serão desenvolvidas em formato on-line, sendo distribuídas, ao longo do período, em oficinas transmitidas pelo Google Meet (apenas para os inscritos) e mesas redondas transmitidas pelo YouTube (Canal Museu do Seridó).

De acordo com o Ibram, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, “reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”.

Segundo dados do Ibram, o Brasil possui hoje mais de 3.900 museus. As atrações culturais do país fazem parte das principais motivações de viagens de turistas brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Turismo, publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, em 2019, os brasileiros rodaram pelo país motivados por sol e praia (34,3%), cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%).

Inscrições: museudoserido.ufrn@gmail.com

Para baixar a programação, clique aqui.