Notícia


CAMPANHA DO MCC É FINALISTA EM PRÊMIO DE FINANCIAMENTO COLETIVO

07/05/2021

A campanha está entre as três finalistas da categoria Cultura

por Ascom MCC/UFRN


 


A Campanha José Costa Leite para Sempre, lançada em novembro de 2020, pelo Museu Câmara Cascudo, está entre as três finalistas da categoria Cultura do 1º Prêmio Benfeitoria de Financiamento Coletivo. A escolha do vencedor se dará por meio de votação on-line, do dia 28 de abril a 12 de maio. Para participar da premiação é simples, acesse o site prêmio.benfeitoria.com, faça sua inscrição e vote no seu preferido de cada uma das categorias. Os resultados serão anunciados em 19 de maio de 2021.


A premiação celebra os 10 anos de lançamento da plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, por meio da qual milhares de projetos já foram financiados. O artista paraibano José Costa Leite, 93 anos, é um dos maiores poetas e xilógrafos do Nordeste. Com os recursos angariados na campanha do museu potiguar, a sua coleção de mais de 600 matrizes de xilogravura será protegida, estudada e divulgada pela instituição. 


A campanha do Museu Câmara Cascudo, finalista do prêmio, foi contemplada pelo edital Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural 2020 e contou com apoio de quase 300  pessoas físicas ou jurídicas para sair do papel. No site da Benfeitoria, cada pessoa que participou contribuiu com um valor e escolheu uma recompensa, que está em processo de produção e será entregue por todo o Brasil, para quem ajudou a campanha a alcançar a meta, que foi batida e ultrapassada. 


Os projetos de financiamento coletivo são fundamentais para as instituições que não possuem verba o suficiente para executar as ações planejadas, que beneficiarão toda a comunidade. Para Iano Flávio Maia, jornalista do Museu Câmara Cascudo, o projeto foi além do dinheiro. “Dá um orgulho fazer parte dessa equipe que trabalha com tanta paixão e compromisso pela preservação da nossa cultura. Além dos valores em dinheiro, conseguimos conquistar o coração de muita gente através da campanha, além de dar visibilidade ao trabalho do Museu para a sociedade”, contou. 


Classificada como um dos melhores projetos desenvolvidos na categoria de Cultura, a campanha vai dar um destino mais seguro às mais de 600 matrizes de José Costa Leite, que guardava as peças em sua própria casa, de forma improvisada. As xilogravuras de JCL, como assina o velho mestre, foram a inspiração para o artista Ivan Cabral, responsável pelo vídeo da campanha, narrado pela brilhante voz da cantora potiguar, Khrystal. Cabral se sentiu honrado com o convite e feliz com a repercussão que o projeto ganhou. Para ele, o esforço em conjunto com a equipe tinha o desafio de mostrar a grandiosidade do trabalho de José Costa Leite. 


“Em particular, por trabalhar com ilustrações e charges nas quais conjugo as linguagens imagética e verbal, senti-me muito identificado com o trabalho. E divulgar a obra de Costa Leite e suas criações enobrece e valoriza a nossa cultura, tão rica, tão marcante, que merece o reconhecimento de todos nós. Preservar essas matrizes xilográficas significa resguardar um tesouro genuinamente nordestino, uma das faces de nossa diversificada cultura brasileira”, concluiu Ivan. 


Agora, como parte do acervo do Museu Câmara Cascudo, as matrizes serão devidamente preservadas, estudadas e, em breve, expostas ao público como ação de fortalecimento da cultura nordestina. Para o professor Everardo Ramos, diretor da instituição, é um orgulho para o MCC e para a UFRN estar entre os três finalistas da premiação, tendo a campanha sido escolhida entre os milhares de projetos também de extrema importância para a sociedade.


“Trata-se de um reconhecimento fantástico, a prova do valor, da necessidade e da capacidade de mobilização, não só do projeto José Costa Leite para Sempre, mas também das inúmeras ações que o MCC vem desenvolvendo, há 60 anos, em favor da preservação, do estudo e da promoção do patrimônio cultural brasileiro. Isso nos deixa mais fortes, confiantes e felizes para continuar cumprindo com nossa missão”, comemorou Everardo. 


Para fazer com que esse projeto saísse do papel e alcançasse o Brasil inteiro, uma equipe de excelentes profissionais foi formada e, juntos, fizeram o sonho acontecer. A concepção, produção e coordenação geral ficou ao encargo de Everardo Ramos, Étore Medeiros e Ithamar Dantas; à frente da produção gráfica estava Vinícius Bezerra; a produção audiovisual ficou por conta de Ivan Cabral e Luiz Gehlen; e a assessoria de comunicação ficou nas mãos de Iano Flávio Maia. O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC).



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