Simpósio de Curricularização da Extensão Universitária na PUC Minas

Simpósio de Curricularização da Extensão Universitária na PUC Minas

Por Rogério Melo

Foto: Foto cedida

O Pró-Reitor de Extensão Adjunto da UFRN, o prof. Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho; e a Técnica em Assuntos Educacionais (TAE), Nereida Soares Martins, participaram na última segunda-feira, 18, do Simpósio de Curricularização da Extensão Universitária, realizado na PUC Minas (MG), no prédio 43 do Campus Coração Eucarístico. O simpósio era voltado para gestores da educação superior, professores e demais interessados na temática.

As atividades tinham como objetivo a troca de experiências, a reflexão e o diálogo a respeito da extensão universitária com base no Plano Nacional de Educação (PNE), cuja meta 12.7 prevê, "no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social".

A mesa de abertura teve início às 8h30 e, às 9h, foi realizada palestra com o professor Gilberto Gonçalves Garcia, doutor em Filosofia e conselheiro da Câmara de Educação do Conselho Nacional de Educação (CNE), desde 2010. Gracia versou sobre o projeto de resolução que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, e regimenta o disposto na meta 12.7. Em seguida, às 11h, o prof. Luíz Síveres, pós-doutor em Educação e Psicologia, expôs as contribuições da extensão universitária nos processos de ensino-aprendizagem.

À tarde, as atividades começaram às 13h30, com a palestra das professoras Lucimar Magalhães de Albuquerque e Márcia Colamarco Ferreira Resende, sobre a experiência de curricularização da extensão na PUC Minas. Também foi realizada uma oficina Café com Ideias, cuja finalidade foi gerar e fomentar diálogos construtivos e colaborativos entre os participantes.