Notícia


A UFRN SE CONECTANDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RN

06/09/2019

banner

 Na última sexta-feira, 30/08, no espaço Macamirim Pousada e Eventos, em Macaíba, foi realizado o evento intitulado "Conexões para o Desenvolvimento do RN”, uma realização da Associação das Empresas do Polo Industrial de Macaíba (Aspim), da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande do Norte (Proex/UFRN) e da Inter TV Cabugi. O evento teve como objetivo apresentar os entraves e discutir propostas para alavancagem de negócios no Polo. 


O evento iniciou com a fala do presidente da Aspim, Hélio Oliveira, que primeiramente apresentou a diretoria da associação ao público presente e, em seguida, fez a projeção de algumas fotos veículos de empresas instaladas na região atolados ou quebrados, em razão das péssimas condições da malha viária do Distrito Industrial de Macaíba, que “há pelo menos vinte anos, vem sofrendo com a falta de investimentos que permitam o escoamento das mercadorias produzidas na região”, destacou Oliveira. Ele finalizou sua fala apontando como metas para os próximos meses, a construção de um Pórtico de Entrada para o Polo, um sistema de câmeras para monitoramento da região e investimentos em segurança. 


Hélio Oliveira passou a fala para o vice-presidente da Aspim, Sandro Peixoto, que lembrou o fato de o nome do evento não ter sido concebido por acaso, uma vez que ele reuniu forças importantes para o sucesso da sua realização: a Inter TV Cabugi com seu grande alcance, a UFRN com sua expertise científica, e a Aspim com sua vontade de crescer e contribuir para o crescimento do Estado. Sandro finalizou sua exposição com a exibição de um vídeo institucional da Aspim. 


Na sequência, o reitor da UFRN, o prof. José Daniel Diniz Melo, fez uma breve apresentação da comitiva da Universidade, naquele evento, e destacou a sua importância como uma instituição pública, cuja principal missão é servir a sociedade norte-rio-grandense. Ele ressaltou também a necessidade de todo cidadão abraçar a causa das Universidades Federais e da Educação, independentemente, de qual seja a sua orientação política. “Pois só através da Educação, o nosso país poderá superar a presente crise”, concluiu. 


O próximo a se pronunciar foi o prof. Aldo Aloisio Dantas da Silva, pró-reitor de Extensão da UFRN, destacando a necessidade de se trilhar o caminho do desenvolvimento, celebrando essa parceria entre a Indústria local e a UFRN. Aldo Aloisio apresentou, rapidamente, algumas propostas: a primeira delas, “não queremos somente ‘pular os muros’ da Universidade, nós queremos ‘derrubá-los’; outra delas, foi a apresentação do leque de opções de serviços oferecidos pelas empresas juniores da UFRN com a finalidade de firmar parcerias com a classe empresarial presente; finalmente, o professor falou sobre o Laboratório de Processamento de Dados e Gestão Territorial (Laproter), cujo principal objetivo é aprimorar a pesquisa e a produção de dados, visando o desenvolvimento territorial em amplos aspectos e cumprindo demandas apresentadas pela sociedade e pelos gestores dos espaços. O ponto alto da sua fala foi a proposta de elaboração de um Plano de Desenvolvimento para o Polo Industrial de Macaíba e a criação de uma Sala de Negócios para a Indústria. 


Finalmente, veio a fala do superintendente da Inter TV Cabugi, Dirceu Simabucuru, que lembrou que desde sua vinda do Paraná, há treze anos, para o Rio Grande do Norte, tem observado o Estado “andar para trás”, e ainda prometeu apoiar mais afinco a divulgação de tudo aquilo que a UFRN produz para a sociedade. 


Texto: Rogério Melo
Fotos: Carol Lopes 



Anexo: banner

PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI