PROJETO DE EXTENSÃO “RIBEIRA DESENHADA” EXPÕE EM PORTUGAL

06/02/2019

PROJETO DE EXTENSÃO “RIBEIRA DESENHADA” EXPÕE EM PORTUGAL

É com muita alegria que hoje apresentamos à sociedade os desdobramentos do Projeto de Extensão “Ribeira Desenhada” (2018), do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DArq/UFRN). O projeto atingiu diferentes públicos realizando seis encontros para desenho, discussão sobre patrimônio e música em espaços da Ribeira e foi executado pela seguinte equipe: José Clewton do Nascimento (coordenador e professor do DArq/UFRN), André Felipe Moura Alves (colaborador externo e professor da Uni-RN), Eunádia Silva Cavalcante (DArq/UFRN), Petterson Michel Dantas (colaborador externo e professor do IFRN), Arianne Sabina Varela Constantino de Medeiros (aluna arquitetura DArq/UFRN) e Daniel Lucas Viana Santos (aluno arquitetura DArq/UFRN).

O patrimônio cultural da Ribeira (Natal/RN) é representado pelo grupo de Desenhadores Urbanos (Urban Sketchers) de Natal, através de desenhos de observação apresentados sob diferentes suportes, que são fruto dos registos realizados durante os encontros vinculados a um projeto de extensão do Departamento de Arquitetura da UFRN (DArq/UFRN). Este projeto teve como objetivos articular as atividades de desenho de in loco lideradas pelo grupo Urban Sketchers Natal e discussões acerca da temática do patrimônio cultural, particularmente o Bairro da Ribeira e difundir/publicizar as atividades realizadas em prol da discussão sobre o reconhecimento do bairro como patrimônio cultural da cidade.

A produção artística desse projeto, atualmente, compõe uma exposição na cidade de Torres Vedras, em Portugal, entre os dias 02 e 16 de janeiro, intitulada “Ribeira e Encosta – Desenho de Rua”, que congrega um conjunto de desenhos realizados no âmbito de dois eventos culturais associados a processos de regeneração urbana: “Ribeira Desenha” e “Encosta – Desenho de Rua” (Encosta de São Vicente - Torres Vedras). A exposição mostra os diversos olhares que representam o que foi apreendido, a partir das temáticas que foram discutidas nos encontros, nas instâncias que os aproximam e que os distinguem.

Por Rogério Melo