Notícia


DIVULGAÇÃO | Projeto de Extensão da FACISA é destaque na comunidade e na pesquisa

20/12/2017

Projeto de Extensão da FACISA é destaque na comunidade e na pesquisa

O projeto de extensão “Zumbafibro: dança e arte na promoção de saúde em mulheres com fibromialgia” da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz/RN, tem como objetivo oferecer para mulheres diagnosticadas com fibromialgia, sessões de dança zumba como forma de acompanhamento e tratamento da doença. A zumba é um exercício físico aeróbico baseado em movimentos de danças latinas, como o merengue, a cumbia, a salsa, o reggaeton, entre outros, que pode ser usada como tratamento para a doença, tendo em vista que o padrão ouro de tratamento não farmacológico recomendado para a fibromialgia é o exercício aeróbio, ainda acredita-se que a zumba proporciona interação entre as mulheres e melhora os aspectos emocionais envolvidos na fibromialgia. 


A fibromialgia (FM) é uma doença crônica e dolorosa de etiopatogenia multifatorial complexa. O principal sintoma encontrado nessas pacientes é a dor por todo o corpo, por no mínimo três meses, que está associada às alterações do humor, do sono, cefaléias, distúrbios instestinais o que pode comprometer a qualidade de vida.


Segundo o Coordenador do projeto, o Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia da FACISA, Marcelo Cardoso, nos últimos anos o número de diagnósticos de pacientes com a doença tem aumentado, no entanto, muitas mulheres não encontram tratamento e acompanhamento acessível. Este projeto surgiu da necessidade de continuar oferecer tratamento para as pacientes que recebiam alta de um projeto de pesquisa, que posteriormente também foi cadastrado como pesquisa e aprovado pelo CEP/FACISA para que os dados pudessem ser publicados. Desse modo, essas ações objetivam consolidar a FACISA como um centro de referência para o tratamento de fibromialgia na região do Trairi.


Após dois anos de realização, bons frutos do projeto de extensão têm sido colhidos: publicações de 2 artigos, um em revista internacional e outro em nacional, um trabalho de conclusão de curso (eleito o segundo melhor do curso de Fisioterapia da FACISA em 2017) e mais um TCC em desenvolvimento, todos sobre a temática da doença e dos benefícios da dança zumba. No total, foram mais de 50 mulheres atendidas e beneficiadas com o projeto e as perspectivas é que tenha continuidade em 2018. 


 



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI