PROEX NA MÍDIA | CIENTEC 2017

27/10/2017

CIENTEC 2017

Iniciou na manhã de quarta-feira, 25 de outubro, a 23 CIENTEC que tem como objetivo interagir com as pessoas e mostrar os resultados de tudo o que foi e está sendo produzido dentro do âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão na UFRN. Neste ano, o evento tem como tema central “Equações Criativas Soluções Para a Vida” dando ênfase aos aspectos transdisciplinares envolvendo os projetos e a comunidade em geral.

Os estandes estão organizados na Praça Cívica da UFRN e contam com exposições divididas pelas áreas de conhecimento específico como, Educação, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Comunicação, Cultura, entre outros. Além deste espaço de exposição, ocorrem também ações e reuniões acadêmicas em forma de oficinas, minicursos e palestras em outros locais dentro do próprio campus, como na Capela e na Escola de Música, por exemplo. A parte cultural conta com muita música, teatro e dança com grupos da UFRN, da comunidade e de outros estados.

Outro momento importante da CIENTEC deste ano é uma comemoração que aconteceu em 25 de outubro, instituído como o “Dia C” da Ciência. Ele promove a mobilização nacional mostrando às pessoas a importância da ciência para a população brasileira, ressaltando que 90% da produção científica ocorre nas universidades e institutos de pesquisa. “Essa reflexão é importante para que não haja nenhuma descontinuidade dos projetos de pesquisa e extensão, em decorrência de pensamentos que tratam o assunto como gastos e não como o investimento, que eles são” disse a Pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

Como o tema central deste ano sugere, é preciso incorporar a pesquisa criativa como soluções de problemas que a sociedade enfrenta. E isso é o que a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura propõe com a comunidade, “uma troca de conhecimentos e vivências que promovam a soma de soluções para a vida” acrescentou, a Pró-reitora.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Reitora Ângela Maria Paiva Cruz e com a atração especial cultural, do cantor Xangai. Hoje é o último dia de exposição e ela ainda propõe diversas atrações interessantes, que convidam o público a mergulhar nesse universo novo de  descobertas mirabolantes. Segundo expectativas, os três dias da CIENTEC, devem receber cerca de 60 mil pessoas visitando o local.