PROEX NA MÍDIA | Trilhas Internacional: projeto de extensão da UFRN leva alunos e professores ao continente africano

26/10/2017

Mais de 20 anos após sua criação, o projeto de extensão Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), alça voo para fora do país com o objetivo de desenvolver atividades compostas por minicursos, oficinas e palestras no continente africano, mais especificamente, na cidade de Maxixe, Moçambique. A iniciativa do Trilhas Internacional Brasil/África é resultado de uma parceria entre a UFRN e a Universidade Pedagógica de Moçambique, núcleo Maxixe, que vem se consolidando desde 2016.

Segundo Breno Cabral, coordenador adjunto de extensão da UFRN, a ideia de levar o projeto para outros países está sendo pensada há algum tempo. “Esta é a primeira vez que estamos internacionalizando um projeto de extensão na UFRN, com o propósito do Trilhas, que é atender comunidades menos favorecidas. Em 2016, começamos a estruturar a possibilidade de levar uma expedição para algum país da África onde pudéssemos ter um maior intercâmbio cultural e a parceria firmada com a Universidade de lá facilitou esse processo”, conta.

O grupo que vai para Moçambique é composto por dois professores e 11 estudantes da UFRN distribuídos entre os cursos de administração, jornalismo, odontologia, educação física, enfermagem, ciências biológicas, teatro e pedagogia, que foram selecionados por meio de edital. A primeira edição do Trilhas Internacional é uma oportunidade para que alunos possam utilizar os conhecimentos adquiridos na UFRN, para desenvolver intervenções de acordo com as demandas levantadas nas reuniões preparatórias, realizadas por videoconferências.

Clique aqui e leia a matéria completa.