PROEX NA MÍDIA | Pesquisa da Facisa em parceria com a Universidade do Havaí investiga a relação entre a gravidez na adolescência e a saúde da mulher

28/07/2017

Adolescentes e adultas grávidas da região do Trairi estão sendo convidadas para participar de uma pesquisa que irá estudar a forma como a gravidez na adolescência afeta a saúde da mulher.

O Projeto AMOR, sigla para Adolescence and Motherhood Research (Pesquisa sobre Adolescência e Maternidade, em tradução literal), é coordenado por Saionara Maria Aires da Câmara, professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estudo possui uma parceria internacional com a Universidade do Havaí (EUA) e tem financiamento do estadunidense National Institute of Health (Instituto Nacional de Saúde, em tradução literal).

A coordenadora destaca o ineditismo da temática. “Fala-se muito da gravidez na adolescência na vida da menina naquele momento, mas não se estuda tanto a repercussão no futuro”, ressalta.

O interesse pelo tema surgiu dos resultados de pesquisas realizadas pela própria coordenadora durante o doutorado no Departamento de Fisioterapia da UFRN, e de uma análise multicentro que reuniu pesquisadores do Canadá, da Albânia, do Brasil e da Colômbia.

Clique aqui e leia a matéria completa.