CONVITE | Disciplina Globalização no século XXI: o mundo em convulsão

24/07/2017

CONVITE | Disciplina Globalização no século XXI: o mundo em convulsão

O Professor Robério Paulino Rodrigues oferta disciplina Globalização no século XXI: o  mundo em convulsão e convida a participação de alunos ouvintes:

PREZADAS/OS

Neste semestre, a partir do dia 10/08, às quintas feiras à tarde, durante 5 encontros, ministrarei, no Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais, do DPP, UFRN, uma disciplina denominada Globalização no século XXI: o  mundo em convulsão, analisando as principais características do atual conturbado quadro mundial. Estou aqui comunicando a todos que, no limite da capacidade da sala de aula, serão aceitos alunos ouvintes, da UFRN ou de outras universidades, públicas ou privadas, ou seja, minhas aulas serão abertas, como corresponde a uma universidade pública. Assim, otimizamos o esforço da universidade. Abaixo disponibilizo a ementa da disciplina.

EMENTA: Uma visão panorâmica sobre os Séculos XX e XXI: os imperialismos modernos, as novas nações industrializadas ao início do Século XX, as guerras, as crises, as revoluções, o movimento pendular das ideias econômicas e políticas. A crise do capitalismo de Bem-estar, da sociedade “fordista” e a volta do neoliberalismo. Desestruturação do mercado de trabalho, crise do sindicalismo e o retorno da elevação desigualdade no mundo.  A crise econômica de 2008 e seu impacto. Financeirização e produção de riqueza fictícia. A Revolução Tecnológica e Informacional e suas consequências. A modernidade líquida de Zygmunt Bauman como uma lente para entender o mundo. A queda das últimas ditaduras, as guerras civis, o nacionalismo, a questão dos refugiados, o recrudescimento da xenofobia e do racismo na Europa e no mundo.  A tentação totalitária e a volta dos fascismos. A vertiginosa ascensão industrial e tecnológica da China e suas consequências, o rearmamento da Rússia, os perigos e desafios de um mundo multipolar. O agravamento e os graves riscos da degradação ambiental. Alternativas para uma nova sociedade global de justiça, sustentabilidade e paz.

DISCIPLINA: A GLOBALIZAÇÃO DO SÉCULO XXI: O MUNDO EM CONVULSÃO

PROFESSOR: Robério Paulino Rodrigues