PROEX realiza acompanhamento de Projeto de Extensão "Pró-quilombola: Negros do Riacho, comunidade e Universidade juntos”

12/06/2017

No dia 10 de junho de 2017 a Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Ações Educacionais, realizou mais uma atividade de acompanhamento de um Projeto de Extensão, neste caso o “Pró-quilombola: Negros do Riacho, comunidade e Universidade juntos”, coordenado pela Professora Maria de Fátima  Garcia. A ação tem caráter multiprofissional, respeitando o sujeito-cenário a comunidade quilombola Negros do Riacho, situada na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. A ação se desenvolve no contexto das especificidades locais e históricas características de comunidades remanescentes tais como: a memória coletiva, saberes tradicionais, territorialidade e patrimônio cultural. O projeto considera aspectos como o envolvimento da escola na construção de um projeto pedagógico diferenciado, atenção à saúde individual e coletiva da população negra, além do desenvolvimento de trabalhos de assessoria técnica no âmbito do associativismo e cooperativismo, com vistas ao fomento e sustentabilidade e desenvolvimento local. O acompanhamento feito pela PROEX pretende dar visibilidade às ações executadas pela UFRN junto a comunidades do estado.