Ação


PALESTRA SEMA | A pegada do homem sobre a terra

07/06/2017

PALESTRA SEMA | A pegada do homem sobre a terra

Palestra discute impactos ambientais causados pelo homem ao longo de toda a história


Evento aconteceu no Auditório das aves, no Centro de Biociências da UFRN


 


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07, a palestra “A pegada do homem sobre a terra”, ministrada pelo Prof. Dr. Aristotelino Monteiro Ferreira, do Departamento de Ecologia da UFRN. A palestra aconteceu durante a 2ª Semana de Ecologia do Centro de Biociências (CB)- evento que acontece inserido na Semana de Meio Ambiente da UFRN. 


O Professor Aristotelino, durante a sua fala, fez uma retrospectiva histórica em que analisou a interação do homem com a natureza, sobretudo o processo de modificação causado por ele. Ressaltou ainda, que o homem saiu de uma relação “mágica” com natureza para uma relação de apropriação. E que, é justamente nesse processo de apropriação, que a humanidade torna-se consumista e leva mais em conta o ter ao invés do ser. 


Depois de falar sobre essas modificações, Aristotelino lembrou do surgimento do  ambientalismo, ou seja, o momento em que a sociedade começou a abrir os olhos para o prejuízo, causado na maioria das vezes, pelas grandes empresas globais. O professor encerrou afirmando que a natureza possui uma estrutura cíclica, ou seja, ela consegue se renovar constantemente, mas que precisa competir com uma estrutura linear- a dos humanos-, que extraem os recursos por ela produzido, e em troca deixam o seu rastro de destruição.


Matéria: João Mário – CIENTEC/PROEX



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI