PROEX na mídia | Consepe aprova resolução e normatiza Política de Memória na Universidade

20/03/2017

Consepe aprova resolução e normatiza Política de Memória na Universidade

Marcel Proust, em algum momento no século XIX, afirmava que a melhor parte da nossa memória está fora de nós. Para o autor francês, as grandes manifestações da vida somente adquirem pleno significado ao serem atravessadas pelas memórias. Henri Bergson vai além, ao defender que a consciência é fruto direto dos jogos de interação com a memória.  Prestes a completar 60 anos de história, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) supre uma lacuna em sua caminhada, ao mesmo tempo em que evidencia a responsabilidade histórica da universidade: a, pavimentando um caminho institucional para a questão do pertencimento.

A Resolução 17/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovada em fevereiro passado é fruto de debates cujo início remonta ao ano de 2009, quando da realização do I Seminário Universidade, Memória e Sociedade, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede. Nesses oito anos, as discussões evoluíram e até 2016 foram três edições do evento. Até a finalização do texto, cerca de 50 participantes de unidades da UFRN, entre pesquisadores e técnicos, contribuíram para a elaboração da minuta, cuja condensação das propostas coube à Coordenadoria de Cultura, Memória, Documentação e Museu (CCDM/PROEX) da Pró-Reitora de Extensão.

Resguardar a memória já era uma preocupação expressa em um dos eixos programáticos do Plano de Gestão 2015-2019, da UFRN. Documento de acesso público, o Plano faz menção à necessidade de uma política de preservação da memória institucional. Ao se referir à Política Cultural e à Rede de Museus, ambas aprovadas em 2014 e 2016, respectivamente, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, considera a resolução recém aprovada como “mais um passo para a modernização da gestão de políticas acadêmicas e administrativas”. Ao contextualizar a relação densa e estreita da memória institucional com a identidade e a cultura organizacional, a reitora identifica que, com a Política de Memória, a UFRN estabelece diretrizes claras e objetivas sobre seu papel de responsabilidade na construção, na preservação e difusão da memória material e imaterial.

Clique aqui para ler mais