Notícia


PROEX na mídia | Cômite Gestor defende a diversidade e os direitos humanos na UFRN

10/01/2017

PROEX na mídia | Cômite Gestor defende a diversidade e os direitos humanos na UFRN

O Comitê Gestor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) destinado à promover a diversidade e os direitos humanos no âmbito da instituição se reuniu no último dia 5 de janeiro, para planejar as ações referentes ao ano 2017. Criado no último dia 20 de dezembro passado, esse Comitê Gestor visa assegurar o desenvolvimento de políticas, programas e ações nas áreas do pacto na UFRN.


Conforme a presidente do comitê e pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, atualmente são mais de 200 iniciativas dentro da UFRN envolvendo temas como direitos humanos, LGBT, violência e diversidade, entre elas o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos (Tirésias) e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH).


Estes dois últimos grupos integram o Comitê UFRN com Diversidade, criado em junho de 2016, com o objetivo de propor ações transversais, interdisciplinares e intersetoriais de enfrentamento à violência de gênero.


“Agora assumimos um papel maior, vinculado a um pacto nacional. Para cumprir as previsões, vamos conversar com os grupos existentes na UFRN para planejar a inclusão das temáticas no dia a dia acadêmico, com base em diretrizes nacionais e internacionais que irão fundamentar a discussão do papel da educação na formação da cultura de paz e direitos humanos”, explica Fátima Ximenes.


 


Além da professora Fátima Ximenes, integram também esse Comitê Gestor a pró-reitora adjunta de Graduação, Erika dos Reis Gusmão Andrade, o psicólogo Joatã Soares Coelho Alves, e o professor do Departamento de Comunicação, Josenildo Soares Bezerra.


 


Fonte: Agecom/UFRN



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI