Programas institucionais

1- PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES - 2016

O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes. A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Este programa tem por missão propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, a partir do contato com as demandas da comunidade externa, buscando a construção solidária do saber, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Colocando em pauta o desafio de trabalhar, na ótica da educação ambiental, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, as ações do projeto estão objetivamente voltadas à melhoria da qualidade de vida da população potiguar, priorizando o respeito à cultura e tradição locais, estabelecendo uma sintonia fina entre o saber acadêmico e o saber popular. A UFRN assume, através do projeto, a sua participação no processo de retomada do conhecimento crítico e participativo da sociedade, com uma visão interdisciplinar sobre a realidade na qual se insere. Além do cunho acadêmico, o projeto tem elevado conteúdo social.

Clique aqui para saber mais

 

2 - PROGRAMA APRENDIZAGENS AO LONGO DA VIDA

O presente Programa de Extensão tem como objetivo reunir ações incentivadas, induzidas e prioritárias da Pró-Reitoria de Extensão, como forma de organizar os processos que se proponham a garantir o alcance das metas de extensão.

Clique aqui para saber mais 

 

3 - PROGRAMA PLANO DE CULTURA DA UFRN

O presente Programa refere-se ao cadastro do Plano de Cultura da UFRN, anteriormente enviado pelo Núcleo de Arte e Cultura da UFRN e a Pró-Reitoria de Extensão ao Ministério da Cultura e ao Ministério da Educação, tendo sido aprovado no Edital Mais Cultura nas Universidades/MINC/MEC em 2015 com vistas à execução em 2016 e 2017. Nesse sentido, o referido Plano objetiva: 1.Instituir a Política de Cultura da UFRN, com base no Plano de Cultura da UFRN/MEC/MinC e através da sua aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN (CONSEPE), com vistas a contribuir para a formação artística, cultural, cidadã e crítica dos estudantes, servidores e população do RN. 2. Implementar a política cultural da UFRN/Plano de Cultura, de modo articulado com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN (PDI 2010-2019), do Plano Nacional de Cultura/MINC, do Plano Nacional de Educação/MEC e do Programa Cultura Viva/MINC, tendo este sido objeto de adesão pela UFRN, por ocasião da Teia Nacional da Diversidade, em 2014.O Plano de Cultura da UFRN objetiva fortalecer, criar e implementar diretrizes, metas e ações acadêmico-populares no campo das artes e da cultura da UFRN e do RN, de modo a incluir, respeitar e fortalecer a diversidade cultural local, regional e brasileira, contribuindo, assim, com o amplo exercício dos direitos culturais pelo conjunto da população acadêmica e potiguar, a partir das potencialidades da cultura como eixo transversal do desenvolvimento social e econômico sustentável do Rio Grande do Norte. Para tanto, impulsionará programas e projetos artístico-culturais que vem sendo desenvolvidos de modo exitoso na UFRN, bem como ampliará a atuação desta Universidade junto a grupos, movimentos e instituições de arte e cultura do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil. Nesse sentido, implementará e/ou fortalecerá as políticas e ações culturais universitárias de modo articulado com as metas do Plano Nacional de Cultura (Lei nº 12.343/2010), do Plano Nacional de Educação/MEC e do Programa Cultura Viva/MINC, tendo este sido aderido pela UFRN, através de assinatura de Termo de Adesão, por ocasião da Teia Nacional da Diversidade.Assim sendo, nesse contexto de planejamento e execução da arte e da cultura, através do Presente Plano de Cultura/Edital Mais Cultura nas Universidades, a UFRN atuará de modo democrático, propositivo, criativo, crítico e inclusivo das diversidades, tendo consciência de que é preciso cada vez mais ouvir, perceber, abraçar, dialogar, dançar e cantar junto com as muitas vozes, com os muitos corpos-sujeitos que pulsam impregnados de saberes-fazeres nesse cenário multicultural potiguar e brasileiro.

Clique aqui para saber mais

 

 
PROEX © Copyright 2015 / 2017
Todos os direitos reservados
E-mail: asstecproex@reitoria.ufrn.br | Telefone: (84) 3342-2272
Desenvolvido pela